terça-feira, 21 de abril de 2009

Praia do Espelho - Caraiva

Acordei cedo e pendurei as coisas que molharam com a chuva na madrugada. Não sei se acordei com o barulho da chuva ou com o calor que começava a agitar a barraca, mesmo achando que fiz a escolha certa trazendo a mais velha, menor e mais leve, as vezes sua costura "cansada" não aguenta o tranco da chuva, isso faz das noites chuvosas um exercício de paciência. Nessa noite tudo isso foi irrelevante, estava cansado o suficiente para ignorar a consciência. Havia amanhecido e Seu Pereira ainda não sabia quem eu era, era nítido que havia deixado ele um pouco inquieto, me apresentei bem cedinho para ele que, gentilmente, me ofereceu café. Tudo lá é muito simples, suas duas filhinhas são encantadoras e receptivas, sua esposa distante, mas educada e ele embora desconfiado soube me tratar bem.
Não demorei muito para juntar minhas coisas e pegar a praia, a idéia era chegar na Praia do espelho perto do meio dia. Nenhuma consulta no google earth dessa vez.
Caminhada longa, o maior trecho depois de itaunas - costa dourada. O tempo era medido através das baias que eu atravessava, cruzei várias praias de camburí, umas 5 ou 6 no total. Cheguei na praia de espelho indo de encontro com uma multidão de turistas "de pacote". O estilo era selvagem, largado e meio índio. Encontrei várias pessoas que estavam em Trancoso, mas isso não fez com que nos comunicassemos. Achei um PF barato, depois de descansar e pegar uma praiana encarei a segunda parte da caminhada.
Esse trecho (espelho-caraíva) é o mais rico em minas d'água, em cada baia você encontra uma bica, sejam as perenes ou as constantes. Quando não aguentava mais o rio caraíva se revelou para mim. Jurava que Caraíva era a ponta de Corumbau, se fosse dormiria em qualquer lugar na praia, mas caraíva estava uns 6km antes de Corumbau e consegui chegar la aos trancos e barrancos.

Nenhum comentário: